Pular para o conteúdo principal

Um salve para todos os motoristas!

Colunista Cristiano Silveira dos Santos parabeniza os profissionais do volante pelo seu dia

Nesse espaço sempre falo de tecnologia. Trabalho com isso há 20 anos e pude acompanhar todos os avanços que o mundo teve com a tecnologia.
Mas hoje quero tratar de uma coisa muito legal que aconteceu com nosso time. Não sei se você sabe, caro leitor, mas nossa empresa desenvolveu um aplicativo chamado URMOB, que tem ajudado muita gente na cidade de Santa Maria.
Ele é um aplicativo que informa, praticamente em tempo real, a previsão de chegada do ônibus na parada ou ponto de ônibus, mostrando os ônibus que estão naquele momento na linha, os horários dos próximos, informa se o ônibus tem elevador para o cadeirante, se tem ar-condicionado, e outras facilidades. Se você usa ônibus ou conhece alguém que usa, pede para eles acessarem o site do URMOB.city e baixar agora.
E legal que até agora, depois de passar de 20 mil downloads e ter mais de 11 mil usuários cadastrados, o URMOB foi vencedor do Prêmio Qualidade da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria - CACISM, na categoria Case de Inovação. Sinceramente, estamos bem orgulhosos, porque é um reconhecimento e tanto para todo o trabalho que estamos fazendo.
E tudo isso, de graça para o usuário do ônibus. Sim, isso mesmo! Na faixa, no 0800, na parça, vascaíno.

Para tudo isso funcionar, existe um sistema que sustenta tudo isso. Desenvolvemos uma plataforma que capta várias informações dos ônibus, dizendo onde ele está, qual velocidade, status de vários sensores, qual motorista e qual linha está fazendo naquele momento.
As empresas recebem essas informações e conseguem acompanhar em tempo real os seus ônibus, aumentando a eficiência da frota, gerenciando melhor as linhas, diminuindo o número de quebras e diminuindo o impacto na natureza, com a redução do consumo de combustível, e consequentemente a emissão de CO². E isso é muito show!
E toda essa informação que captamos é ajustada, configurada, organizada e publicada no aplicativo URMOB, que funciona nos celulares com android e iOS. Tudo isso em tempo real!
Apesar de toda essa tecnologia funcionando e trazendo benefícios diretos, tanto para as empresas, como para os usuários, tem uma parte extremamente importante desse processo todo que gostaríamos de destacar: os motoristas dos ônibus.
Essa "mágica" toda passa literalmente pelas mãos dos motoristas. São eles quem informam ao sistema que linhas estão fazendo, deixando o sistema muito mais preciso e confiável.
E nesse próximo dia 25 de julho, é comemorado o dia do motorista. Uma data criada em homenagem ao padroeiro dos motoristas, dia de São Cristóvão.
Nós, do URMOB.city, prestamos nossa homenagem a todos os motoristas dos ônibus, que juntos transportam mais de 100 mil pessoas por dia e que fazem parte dessa mudança que estamos realizando na vida dos usuários do transporte público coletivo, disponibilizando uma ferramenta para que possam programar sua mobilidade urbana com eficiência e segurança.
Um grande abraço e sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer pagar como?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre a funcionalidade dos celulares para realizar pagamentos E aí, quer pagar como? Sim, uma pergunta desse tipo está cada vez mais comum no dia-a-dia. Antigamente, dinheiro e cheque estavam resolvendo. Aí veio a tal da tecnologia e acelerou tudo.  Sim, acelerou mesmo. Depois com a chegada dos cartões, crédito ou débito, ficou muito mais prático. Só colocar o cartão, digitar a senha e pronto! Não precisava mais carregar dinheiro ou cheque. Mas a tecnologia resolveu ajudar mais um pouco e então resolveram agregar acessórios e outras tecnologias, que inventaram as pulseiras ou até mesmo cartões que realizam o pagamento somente aproximando das maquininhas. Mas se deram conta de uma coisa: por que precisa carregar um cartão de crédito ou débito, se carrego o celular para todo o lugar? Pronto. Criaram os apps que armazenam os dados do seu cartão e servem como carteiras virtuais, onde você começa a pagar apenas aproximando o celular das maqu

3 tendências da tecnologia para 2020

*Texto publicado originalmente na coluna Tecnologia, do jornal Diário de Santa Maria, dia 25.02.2020 E aí, pessoal?! Estão curtindo o carnaval? Festa e agito, ou sofá e Netflix? Mas relaxa, a gente aproveita o carnaval como achar melhor. E falando em aproveitar, já que estamos prestes a iniciar o ano para valer, quero aproveitar para trazer para você as tendências da área de tecnologia que vão impactar a sua vida, seja pessoal, profissional ou social. Foto: Brasil de Fato São inúmeras as tecnologias que vão crescer esse ano, mas resolvi trazer aqui apenas 3 que considero bem importantes destacar. Essa observação foi dada pelo mestre Mauricio Benvenutti, sócio da  StartSe .  Ele mora no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em uma visita ao Brasil, ele comentou sobre as 3 tendências de tecnologia que estão mexendo com o Vale. A primeira, que está se disseminando muito rápido e que promete uma mega tendência em médio e longo prazo chama-se "Voice first". Nada ma

Novas linhas para os carros do futuro?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre o Tesla Cybertruck Semana passada foi marcada por uma novidade e tanto no mercado automobilístico. A chegada do novo carro da fabricante Tesla, a Cybertruck .  Logo de cara, o que mais chama a atenção no carro é o design. De ousado a horroroso, as pessoas não economizaram críticas e elogios ao novo modelo.  E o que você acha?  Foto: Tesla (divulgação) Mas quando se trata de criar carros, a Tesla não está para brincadeira. Eles criaram um carro ultra resistente, mais rápido que um Porsche 911 e mais forte que uma Ford F-150. Segundo o site de vendas da própria  Tesla , onde você pode customizar o seu pedido, existem três tipos de motorização: Single Motor RWD; Dual Motor AWD; e Tri Motor AWD, com autonomia de 250 milhas (402km), 300 milhas (482km) e 500 milhas (804km) respectivamente. Lembrando que a Cybertruck é 100% elétrica, não usa combustível fóssil.  Além da motorização, na customização do seu pedido, você pode acrescenta