Pular para o conteúdo principal

Tecnologia: essencial para a sua segurança

Colunista Cristiano Silveira traz novidades da Exposec, como o APP que detecta presença do agressor perto de mulheres vítimas de violência

Segurança é e sempre foi essencial para se ter uma vida em sociedade mais tranquila. O psicólogo Abraham Maslow, na década de 50, já afirmava isso no seu estudo de Hierarquia de necessidades, quando apresentou a segurança como uma necessidade muito importante, depois das fisiológicas. 



Não sei se Maslow tinha noção do que viria, mas com o grande emprego da tecnologia, a área de segurança teve um salto enorme em oferta de soluções. Na área de segurança eletrônica, também conhecida como segurança patrimonial, tem muita opção de produtos e serviços, desde câmeras, cercas eletrônicas, alarmes, sensores, rastreadores, dispositivos inteligentes, softwares sofisticados com inteligência artificial embarcada, robôs, drones, e por aí vai. 

E nessa semana passada, estive na maior feira de segurança eletrônica do país e uma das maiores da América Latina, a Exposec, que ocorre todos os anos em São Paulo, realizada pela Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança). Nesse ano, foi a 22ª edição da feira e reuniu mais de 800 expositores e passaram por lá 45 mil visitantes.

Dentre as tecnologias, uma que chamou muito a atenção foi um aplicativo que alertas mulheres que foram vítimas de violência quando o agressor está próximo. É um APP que monitora o agressor e se ele estiver próximo a vítima, dispara um alerta para um grupo de controle, autoridades de segurança pública e para uma lista de contatos cadastrados pela vítima. Para monitorar se o agressor está com o celular em mãos, o app solicita 20 vezes ao dia uma selfie.
O assunto foi tema de uma reportagem na Globonews. Veja o vídeo abaixo:

E dentre as inúmeras novidades da feira, uma me chamou a atenção e faço questão de registrar a presença. No espaço destinado as startups, estava expondo na Exposec a empresa On Security, que trabalha exclusivamente com segurança cibernética, já atua em nove estados do país e com presença em quatro países.
Aproveitando a ocasião, conversei com o diretor da On Security, Tomás Capiotti, gabrielense, que teve passagem pelo Santa Maria Tecnoparque e que atualmente é diretor da AGS (Associação Gaúcha de Startups).
Segundo Capiotti, a feira foi excelente, gerando bastante visibilidade. A empresa estava com um stand e teve a oportunidade de fazer uma palestra no segundo dia da feira sobre segurança cibernética, apresentando como a solução funciona, como evitar bloqueio de scripts maliciosos, bloquear acesso a banco de dados das empresas, roubo de informações dos usuários, dentre outros.
Ainda, Capiotti ratifica que, por ser a única empresa na Exposec falando sobre segurança cibernética, muita gente passou lá no stand da empresa.
E não é para menos. Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já aprovada, sua fiscalização entrará em vigor já em 2020, se a empresa estiver vulnerável e não cuidar apropriadamente dos dados de clientes e usuários, pode sofrer duras multas, que vão de 3% do faturamento até 50 milhões de reais.
Não tenho dúvidas que a tecnologia vai acelerar ainda mais as soluções na área de segurança, tanto na segurança eletrônica, como na segurança cibernética, principalmente com a aplicação de inteligência artificial e big data.
Com todas essas soluções de segurança, a pergunta que fica é: você realmente está dando atenção para a segurança de seu patrimônio, sites e os dispositivos que você tem?
Abraço e sucesso.
Cristiano Silveira 
Linkedin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 tendências da tecnologia para 2020

*Texto publicado originalmente na coluna Tecnologia, do jornal Diário de Santa Maria, dia 25.02.2020 E aí, pessoal?! Estão curtindo o carnaval? Festa e agito, ou sofá e Netflix? Mas relaxa, a gente aproveita o carnaval como achar melhor. E falando em aproveitar, já que estamos prestes a iniciar o ano para valer, quero aproveitar para trazer para você as tendências da área de tecnologia que vão impactar a sua vida, seja pessoal, profissional ou social. Foto: Brasil de Fato São inúmeras as tecnologias que vão crescer esse ano, mas resolvi trazer aqui apenas 3 que considero bem importantes destacar. Essa observação foi dada pelo mestre Mauricio Benvenutti, sócio da  StartSe .  Ele mora no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em uma visita ao Brasil, ele comentou sobre as 3 tendências de tecnologia que estão mexendo com o Vale. A primeira, que está se disseminando muito rápido e que promete uma mega tendência em médio e longo prazo chama-se "Voice first". Nada ma

Novas linhas para os carros do futuro?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre o Tesla Cybertruck Semana passada foi marcada por uma novidade e tanto no mercado automobilístico. A chegada do novo carro da fabricante Tesla, a Cybertruck .  Logo de cara, o que mais chama a atenção no carro é o design. De ousado a horroroso, as pessoas não economizaram críticas e elogios ao novo modelo.  E o que você acha?  Foto: Tesla (divulgação) Mas quando se trata de criar carros, a Tesla não está para brincadeira. Eles criaram um carro ultra resistente, mais rápido que um Porsche 911 e mais forte que uma Ford F-150. Segundo o site de vendas da própria  Tesla , onde você pode customizar o seu pedido, existem três tipos de motorização: Single Motor RWD; Dual Motor AWD; e Tri Motor AWD, com autonomia de 250 milhas (402km), 300 milhas (482km) e 500 milhas (804km) respectivamente. Lembrando que a Cybertruck é 100% elétrica, não usa combustível fóssil.  Além da motorização, na customização do seu pedido, você pode acrescenta

Chegada dos carros autônomos no Brasil. Será?

Colunista fala sobre o futuro automobilístico no país Não se fala em outra coisa senão carros autônomos, pelo menos fora do Brasil. Várias indústrias estão investindo pesado para essa virada tecnológica, que se estima iniciar já em 2020. Empresas do setor automotivo como Mercedes-Benz, Volvo, BMW, Toyota, Suzuki, GM, Ford, Jaguar e do setor tecnológico como Uber, Google, Apple e Tesla (definição que ela mesmo faz) estão determinadas a serem players importantes desse novo mercado de carros autônomos. Fonte: Theconversation.com Ok, mas para quem nunca ouviu falar nisso, o que é um carro autônomo? Carro autônomo é um veículo terrestre que pode transportar pessoas ou carga sem a condução de um motorista. Isto é, é um carro que anda sozinho. E para determinar o grau de autonomia desse tipo de carro, foram criados níveis de automação, segundo o  site AutoExpress : Nível 1:  refere-se a tecnologias como controle de cruzeiro adaptável, assistência na faixa de rodagem e fr