Tendências tecnológicas para 2019

Colunista Cristiano do Santos traz suas apostas para a área no próximo ano

(Publicada dia 01.01.2019, no Diário de Santa Maria)

Mais um ano finalizando e, nessa época, bate aquela parada para fazer uma retrospectiva do que fizemos e programar o próximo ano. Clássico! Mas, tratando de tecnologia, a coisa anda acelerada cada vez mais. Muitas tecnologias surgiram e já foram superadas em pouquíssimo tempo. Quem lembra do Snapchat, que surgiu com uma grande promessa de rede social e superada rapidamente pelos stories do Instagram e do Facebook?
E nessa onda da retrospectiva, busquei uma coluna que escrevi dia 19/12 ano passado, sobre as tendências tecnológicas para 2018. Lembra delas?
Inteligência Artificial, Internet das coisas, Criptomoedas, Blockchain, Realidade virtual e aumentada, e Impressão 3D. Todas essas tecnologias foram bastante testadas e empregadas em diversas áreas, aumentando o nível de especificação e de abrangência.
Dessas tecnologias, as que mais se destacaram em 2018 foram disparadamente inteligência artificial, criptomoedas e blockchain. Inteligência artificial avançou bastante no emprego em várias áreas, desde o judiciário, contabilidade, saúde, energia, varejo, aumentando o poder de processamento e a assertividade.
No caso de criptomoedas, o bitcoin foi a pauta, chegando 1 bitcoin valer quase R$ 60.000,00 em janeiro e hoje valer pouco mais de R$ 14.000,00, oscilando o tempo todo. Especialistas afirmam que tem muita coisa ainda para acontecer, que sua aplicabilidade segue avançando, como relatei na coluna anterior.
Nesse compasso, a tecnologia do blockchain evoluiu bastante, com sua aplicação sendo bem disseminada em várias áreas, desde logística e suprimentos, gerenciamento de contratos, finanças comerciais e até mesmo para comprar ingressos para um show.
Para 2019, as tendências tecnológicas, as tendências são inúmeras, mas destaco as que mais considero potenciais de crescimento e expansão:
  • Blockchain - Segue o crescimento acelerado de expansão, remodelando indústrias e aumentando significativamente a velocidade das transações.
  • Veículos autônomos - Serão muito testados e melhorados durante o ano, prevendo o seu emprego massivo para 2020. Muita tecnologia embarcada como inteligência artificial e internet das coisas vão acelerar esse desenvolvimento.
  • Inteligência artificial - Sua aplicação será aumentada para coisas autônomas, como carros, robôs, equipamentos com acessibilidade, varejo, tudo isso com uma interatividade maior com os seres humanos, com linguagens naturais mais avançadas. Ainda, bastante processamento inteligente de dados para aumentar a assertividade em vendas online.
Destaco somente essas, mas essas três tecnologias têm uma gigantesca aplicação e 2019 será um ano cheio de novidades desse uso, desde o emprego de veículos autônomos para a agricultura e grandes cidades, como blockchain para registros e transparência nas negociações, sem esquecer de toda a aplicação da inteligência artificial em todas essas áreas.
E você, acredita em alguma tecnologia que vai ser tendência de crescimento em 2019?
Abraço e sucesso
Cristiano Silveira (linkedin)
Originalmente publicada na coluna Tecnologia do jornal Diário de Santa Maria

Comentários