Pular para o conteúdo principal

Tendências tecnológicas para 2019

Colunista Cristiano do Santos traz suas apostas para a área no próximo ano

(Publicada dia 01.01.2019, no Diário de Santa Maria)

Mais um ano finalizando e, nessa época, bate aquela parada para fazer uma retrospectiva do que fizemos e programar o próximo ano. Clássico! Mas, tratando de tecnologia, a coisa anda acelerada cada vez mais. Muitas tecnologias surgiram e já foram superadas em pouquíssimo tempo. Quem lembra do Snapchat, que surgiu com uma grande promessa de rede social e superada rapidamente pelos stories do Instagram e do Facebook?
E nessa onda da retrospectiva, busquei uma coluna que escrevi dia 19/12 ano passado, sobre as tendências tecnológicas para 2018. Lembra delas?
Inteligência Artificial, Internet das coisas, Criptomoedas, Blockchain, Realidade virtual e aumentada, e Impressão 3D. Todas essas tecnologias foram bastante testadas e empregadas em diversas áreas, aumentando o nível de especificação e de abrangência.
Dessas tecnologias, as que mais se destacaram em 2018 foram disparadamente inteligência artificial, criptomoedas e blockchain. Inteligência artificial avançou bastante no emprego em várias áreas, desde o judiciário, contabilidade, saúde, energia, varejo, aumentando o poder de processamento e a assertividade.
No caso de criptomoedas, o bitcoin foi a pauta, chegando 1 bitcoin valer quase R$ 60.000,00 em janeiro e hoje valer pouco mais de R$ 14.000,00, oscilando o tempo todo. Especialistas afirmam que tem muita coisa ainda para acontecer, que sua aplicabilidade segue avançando, como relatei na coluna anterior.
Nesse compasso, a tecnologia do blockchain evoluiu bastante, com sua aplicação sendo bem disseminada em várias áreas, desde logística e suprimentos, gerenciamento de contratos, finanças comerciais e até mesmo para comprar ingressos para um show.
Para 2019, as tendências tecnológicas, as tendências são inúmeras, mas destaco as que mais considero potenciais de crescimento e expansão:
  • Blockchain - Segue o crescimento acelerado de expansão, remodelando indústrias e aumentando significativamente a velocidade das transações.
  • Veículos autônomos - Serão muito testados e melhorados durante o ano, prevendo o seu emprego massivo para 2020. Muita tecnologia embarcada como inteligência artificial e internet das coisas vão acelerar esse desenvolvimento.
  • Inteligência artificial - Sua aplicação será aumentada para coisas autônomas, como carros, robôs, equipamentos com acessibilidade, varejo, tudo isso com uma interatividade maior com os seres humanos, com linguagens naturais mais avançadas. Ainda, bastante processamento inteligente de dados para aumentar a assertividade em vendas online.
Destaco somente essas, mas essas três tecnologias têm uma gigantesca aplicação e 2019 será um ano cheio de novidades desse uso, desde o emprego de veículos autônomos para a agricultura e grandes cidades, como blockchain para registros e transparência nas negociações, sem esquecer de toda a aplicação da inteligência artificial em todas essas áreas.
E você, acredita em alguma tecnologia que vai ser tendência de crescimento em 2019?
Abraço e sucesso
Cristiano Silveira (linkedin)
Originalmente publicada na coluna Tecnologia do jornal Diário de Santa Maria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 tendências da tecnologia para 2020

*Texto publicado originalmente na coluna Tecnologia, do jornal Diário de Santa Maria, dia 25.02.2020 E aí, pessoal?! Estão curtindo o carnaval? Festa e agito, ou sofá e Netflix? Mas relaxa, a gente aproveita o carnaval como achar melhor. E falando em aproveitar, já que estamos prestes a iniciar o ano para valer, quero aproveitar para trazer para você as tendências da área de tecnologia que vão impactar a sua vida, seja pessoal, profissional ou social. Foto: Brasil de Fato São inúmeras as tecnologias que vão crescer esse ano, mas resolvi trazer aqui apenas 3 que considero bem importantes destacar. Essa observação foi dada pelo mestre Mauricio Benvenutti, sócio da  StartSe .  Ele mora no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em uma visita ao Brasil, ele comentou sobre as 3 tendências de tecnologia que estão mexendo com o Vale. A primeira, que está se disseminando muito rápido e que promete uma mega tendência em médio e longo prazo chama-se "Voice first". Nada ma

Novas linhas para os carros do futuro?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre o Tesla Cybertruck Semana passada foi marcada por uma novidade e tanto no mercado automobilístico. A chegada do novo carro da fabricante Tesla, a Cybertruck .  Logo de cara, o que mais chama a atenção no carro é o design. De ousado a horroroso, as pessoas não economizaram críticas e elogios ao novo modelo.  E o que você acha?  Foto: Tesla (divulgação) Mas quando se trata de criar carros, a Tesla não está para brincadeira. Eles criaram um carro ultra resistente, mais rápido que um Porsche 911 e mais forte que uma Ford F-150. Segundo o site de vendas da própria  Tesla , onde você pode customizar o seu pedido, existem três tipos de motorização: Single Motor RWD; Dual Motor AWD; e Tri Motor AWD, com autonomia de 250 milhas (402km), 300 milhas (482km) e 500 milhas (804km) respectivamente. Lembrando que a Cybertruck é 100% elétrica, não usa combustível fóssil.  Além da motorização, na customização do seu pedido, você pode acrescenta

Chegada dos carros autônomos no Brasil. Será?

Colunista fala sobre o futuro automobilístico no país Não se fala em outra coisa senão carros autônomos, pelo menos fora do Brasil. Várias indústrias estão investindo pesado para essa virada tecnológica, que se estima iniciar já em 2020. Empresas do setor automotivo como Mercedes-Benz, Volvo, BMW, Toyota, Suzuki, GM, Ford, Jaguar e do setor tecnológico como Uber, Google, Apple e Tesla (definição que ela mesmo faz) estão determinadas a serem players importantes desse novo mercado de carros autônomos. Fonte: Theconversation.com Ok, mas para quem nunca ouviu falar nisso, o que é um carro autônomo? Carro autônomo é um veículo terrestre que pode transportar pessoas ou carga sem a condução de um motorista. Isto é, é um carro que anda sozinho. E para determinar o grau de autonomia desse tipo de carro, foram criados níveis de automação, segundo o  site AutoExpress : Nível 1:  refere-se a tecnologias como controle de cruzeiro adaptável, assistência na faixa de rodagem e fr