Empresas de Santa Maria usariam o bitcoin?

Colunista comenta sobre o uso das criptomoedas e o que empresários da cidade pensam sobre o uso delas

Bitcoin já deixou de ser novidade faz tempo, ainda mais com a grande quantidade de informação sobre criptomoedas que circula na internet. Ainda no ano passado, escrevi uma coluna sobre o bitcoin, essa moeda virtual e seu emprego na nossa vida real.
Essa semana passada foi bagunçada. Muita oscilação do bitcoin no mercado, com muitos especialistas afirmando que a moeda já era. Outros dizendo que ela está só se ajustando, para iniciar uma valorização.

Mas deixando de lado as especulações de mercado, o interessante é que o bitcoin segue avançando para ter o seu uso realmente no dia-a-dia das pessoas, seja para investimento, seja para comprar coisas, ou até mesmo pagar impostos.
Sim, o estado de Ohio, nos Estados Unidos, começou essa semana a aceitar o bitcoin para pagamento de impostos, desde energia elétrica e telefone, até taxas de vendas e atividades petrolíferas. Esse serviço, por enquanto, está liberado somente para estabelecimentos comerciais e empresas. 
E Santa Maria? Os empresários da cidade conhecem o bitcoin? Poderiam usar em seus estabelecimentos?
São perguntas que acho muito interessante e que a Bruna Lyra, estudante de Administração da Ulbra Santa Maria, decidiu pesquisar para tentar responder. Para fazer o seu Trabalho de Conclusão do Curso - TCC, a Bruna criou uma pesquisa intitulada "Criptomoeda Bitcoin: grau de conhecimento e aceitação de um grupo de empresas com distribuição Business to Consumer de Santa Maria/RS".
A ideia central do seu estudo foi responder "por que em sua maioria, empresas com distribuição Business to Consumer (B2C) de Santa Maria/RS ainda não aderiram ao uso da criptomoeda Bitcoin tanto para investimento quanto para transações (compra e venda)?", onde 47 empresas da cidade responderam um questionário com perguntas sobre o bitcoin.
Como resultado, 83% dos respondentes disseram já conheciam ou já haviam ouvido falar no bitcoin. Em contrapartida, quando foi necessário responder porque em sua maioria, as empresas de Santa Maria ainda não aderiram ao uso da criptomoeda, 38 dos 47 respondentes afirmaram ser pelo motivo de falta de conhecimento. Assim, fica evidente que o conhecimento das pessoas em relação ao bitcoin é raso.
Em relação ao grau de aceitação da criptomoeda, 47% dos respondentes não pensa ou nunca pensou em investir, do ponto de vista pessoal. Já no ponto de vista profissional, 94% nunca pensou ou não sabe se aceitar o bitcoin seria uma alternativa para o negócio.
Dentre essas e outras informações coletadas durante a sua pesquisa, a estudante conclui que as empresas do município ainda não possuem um conhecimento profundo sobre criptomoedas, que acaba barrando o seu emprego nos negócios.
E você? Gostaria que as lojas de Santa Maria aceitassem o bitcoin como forma de pagamento?
Abraço e sucesso.
Originalmente publicada na coluna Tecnologia do jornal Diário de Santa Maria

Comentários