A tecnologia deixando as cidades mais inteligentes

Colunista Cristiano Silveira fala sobre o novo aplicativo que informa a previsão de chegada dos ônibus em tempo real

Cidades inteligentes. Certamente você já ouviu falar ou viu alguma notícia sobre esse termo, que está cada vez mais na moda.
Cidades inteligentes ou "smart cities" são cidades que empregam a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana, tornando-as mais eficientes e melhores de se viver.
E essa melhora na infraestrutura está relacionada diretamente na energia, segurança, coleta de lixo, planejamento urbano, logística, ambientes, mobilidade urbana, entre outros. Tudo isso acaba resultando em serviços essenciais de qualidade para a população, que cria uma relação bem melhor com a cidade.
Para ser uma cidade inteligente, há duas formas. Uma delas é ser planejada desde o início e então criada. Outra forma, a mais comum, é a cidade mapear seus processos, atividades, infraestruturas e então acrescentar a tecnologia para que tudo fique mais eficiente.
Cidades do mundo todo estão investindo muito para se tornarem cidades inteligentes. Segundo o arquiteto e urbanista, Carlos Sandrini, as cidades vão investir um total entre US$ 930 bilhões e US$ 1,7 trilhões ao ano até 2025, dependendo fortemente de iniciativas inteligentes do poder executivo e legislativo.
É muito investimento mesmo, mas, segundo Sandrini, compensa. Com a verticalização de cidades, com prédios cada vez maiores e centros urbanos mais sustentáveis, diminui-se a logística e deslocamento, permitindo o aumento do consumo. Cidades inteligentes tem, geralmente, uma oferta maior de emprego em serviços públicos, de hospitalidade, principalmente na economia criativa.
Para denominar o quanto uma cidade é inteligente, o Instituto de Estudos Superiores da Empresa (IESE - Business School), da Universidade de Navarra, da Espanha, criou um ranking que avalia a cidade e informa como ela se posiciona no processo de transformação para uma cidade inteligente.
Esse ranking é composto por 9 indicadores:
  • Capital humano;
  • Economia;
  • Governança;
  • Planejamento urbano;
  • Meio ambiente;
  • Conexões internacionais;
  • Coesão social;
  • Tecnologia;
  • Mobilidade e transporte;
Para você ter uma ideia, São Paulo é a cidade brasileira melhor posicionada no ranking, na posição 116. Se quiser conferir outras cidades pelo mundo, acessa o link.
Cidades inteligentes é um assunto que sempre me atraiu. Trabalho com internet das coisas, segurança, logística e mobilidade há 10 anos e sempre tive um interesse em ajudar as cidades a se tornarem mais eficientes, com mais tecnologia. Hoje me sinto, em parte, realizado, porque consegui tirar do papel um importante projeto que idealizei há 3 anos.
Em um esforço conjunto, entre nossa empresa e as empresas de transporte público de Santa Maria, criamos um aplicativo que informa quanto tempo o ônibus vai demorar para chegar na parada. Simples assim!
Esse é o URMOB. É um nome direto de mobilidade urbana, ou urban mobility. URMOB é um aplicativo que criamos, baseado no desejo de muita gente, para saber com precisão a hora que o ônibus chega na parada selecionada. Juntamos nesse aplicativo várias tecnologias como eletrônica embarcada, internet das coisas, big data, nuvem e inteligência artificial.
Nesse primeiro momento, algumas linhas foram liberadas e logo teremos toda a cidade mapeada, transmitindo em tempo real o posicionamento de cada ônibus da cidade.
Ganhos? Enormes e para todos. Para as empresas, que terão uma série de informações dos ônibus em tempo real, para gestão muito mais eficiente da frota, com precisão e atuando na manutenção preventiva.
Para a prefeitura municipal, que terá muita informação de área da cidade com maior concentração do transporte público, paradas com maior demanda, monitoramento do tráfego, para ajudar diretamente no planejamento urbano.
Para a população, principalmente, que terá informação. Essa informação empodera o usuário, permitindo se planejar melhor, sem perder tempo, sem ficar exposto em lugares inseguros.
Lançamos o aplicativo há 2 semanas e já estamos com mais de 2400 usuários. Tem muito trabalho ainda pela frente. Estamos inserindo um monte de novas funcionalidades, tudo a partir de sugestões e análises que recebemos dos usuários do URMOB.
Quer conhecer o URMOB? Acessa lá o site e baixe.
Sei que falta muito ainda para que Santa Maria seja reconhecida como uma cidade inteligente, mas pelo menos tive a oportunidade de colaborar, um pouquinho que seja, para que isso se torne realidade um dia.
Abraço e sucesso.   
Cristiano Silveira
Publicada originalmente na coluna Tecnologia do jornal Diário de Santa Maria

Comentários