Pular para o conteúdo principal

Árbitro de vídeo: mais famoso que o Cristiano Ronaldo na Copa da Rússia

Colunista Cristiano Silveira fala sobre o uso da tecnologia na Copa

O que é o que é: mais famoso que o Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar Jr. na Copa do Mundo da Rússia? Sim, acertou. O árbitro de vídeo!

Se você acompanhou qualquer um dos jogos da Copa do Mundo de futebol na Rússia, deve ter ouvido algum comentarista ou narrador falar no tal árbitro de vídeo ou então viu algum árbitro em campo "desenhar um monitor no ar" (sinalização para análise do vídeo). 

Indiscutivelmente a Copa do Mundo na Rússia se tornou um marco no futebol mundial. Seja com a presença de mulheres iranianas nos estádios, seja com os russos sorrindo, mas no ponto de vista da tecnologia, foi um grande avanço mesmo.
A FIFA, organizadora da Copa do Mundo, se preparou para isso. O VAR (Video Assistant Referee) ou "árbitro de vídeo" possui uma infraestrutura especialmente ajustada para analisar os lances que envolvam impedimentos, situações de gols, cartões vermelhos e identificação de jogadores nas confusões em campo. A sala do árbitro de vídeo (Room VAR) fica sediada em Moscou, onde recebe em tempo real o sinal das transmissões das partidas. 

Foram nomeados 13 árbitros para a equipe do VAR, sendo que para cada partida são 3 trabalhando e analisando cada lance e transmitindo suas "impressões" para o árbitro em campo, que tem a liberdade de acatar a recomendação ou não.
Para isso funcionar, os árbitros de vídeo na partida têm acesso às principais câmeras de transmissão do jogo e mais 2 câmeras de impedimento dedicadas e a cada lance em análise, as emissoras e comentaristas são informados para que os fãs do futebol não percam nada.

Claro que não é uma novidade. Outros esportes já usam o vídeo para analisar os lances que geram dúvida, como no vôlei e no futebol americano, mas temos que concordar que, tratando-se de um esporte mais praticado no mundo, criado ainda no século XIX, é um grande avanço tecnológico.
Mas há quem discorde. Mesmo com todas essas análises e sendo, de certa forma, rápidas tomadas de decisão, há quem diga que é uma forma de criar muito mais confusão do que clareza. Segundo opinião de Scott Stinson, do National Post, o VAR acaba falhando porque tende a corrigir o erro humano e, a partir disso, só aumenta as controvérsias porque o julgamento humano ainda é necessário.
Do outro lado, as estatísticas estão a favor. Segundo o Presidente do comitê do VAR na FIFA, Pierluigi Collina, o árbitro de vídeo está "perto da perfeição", pois mantém uma taxa de 99,3% de assertividade.
E vamos combinar, ficou até mais emocionante assistir quando tem a chamada do árbitro para análise. Quem viu o jogo da Coreia do Sul X Alemanha, quando o árbitro anulou o gol da Coreia do Sul e, depois de rever no monitor, acabou validando o gol. Foi uma explosão de alegria dos coreanos, uma decepção para os alemães e a história sendo escrita. E você, o que acha do árbitro de vídeo?
Quer falar mais sobre isso? Me escreve no email contato@cristianosilveira.com.
Abraço e sucesso.
Publicada originalmente na coluna Tecnologia do Jornal Diário de Santa Maria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer pagar como?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre a funcionalidade dos celulares para realizar pagamentos E aí, quer pagar como? Sim, uma pergunta desse tipo está cada vez mais comum no dia-a-dia. Antigamente, dinheiro e cheque estavam resolvendo. Aí veio a tal da tecnologia e acelerou tudo.  Sim, acelerou mesmo. Depois com a chegada dos cartões, crédito ou débito, ficou muito mais prático. Só colocar o cartão, digitar a senha e pronto! Não precisava mais carregar dinheiro ou cheque. Mas a tecnologia resolveu ajudar mais um pouco e então resolveram agregar acessórios e outras tecnologias, que inventaram as pulseiras ou até mesmo cartões que realizam o pagamento somente aproximando das maquininhas. Mas se deram conta de uma coisa: por que precisa carregar um cartão de crédito ou débito, se carrego o celular para todo o lugar? Pronto. Criaram os apps que armazenam os dados do seu cartão e servem como carteiras virtuais, onde você começa a pagar apenas aproximando o celular das maqu

3 tendências da tecnologia para 2020

*Texto publicado originalmente na coluna Tecnologia, do jornal Diário de Santa Maria, dia 25.02.2020 E aí, pessoal?! Estão curtindo o carnaval? Festa e agito, ou sofá e Netflix? Mas relaxa, a gente aproveita o carnaval como achar melhor. E falando em aproveitar, já que estamos prestes a iniciar o ano para valer, quero aproveitar para trazer para você as tendências da área de tecnologia que vão impactar a sua vida, seja pessoal, profissional ou social. Foto: Brasil de Fato São inúmeras as tecnologias que vão crescer esse ano, mas resolvi trazer aqui apenas 3 que considero bem importantes destacar. Essa observação foi dada pelo mestre Mauricio Benvenutti, sócio da  StartSe .  Ele mora no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em uma visita ao Brasil, ele comentou sobre as 3 tendências de tecnologia que estão mexendo com o Vale. A primeira, que está se disseminando muito rápido e que promete uma mega tendência em médio e longo prazo chama-se "Voice first". Nada ma

Novas linhas para os carros do futuro?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre o Tesla Cybertruck Semana passada foi marcada por uma novidade e tanto no mercado automobilístico. A chegada do novo carro da fabricante Tesla, a Cybertruck .  Logo de cara, o que mais chama a atenção no carro é o design. De ousado a horroroso, as pessoas não economizaram críticas e elogios ao novo modelo.  E o que você acha?  Foto: Tesla (divulgação) Mas quando se trata de criar carros, a Tesla não está para brincadeira. Eles criaram um carro ultra resistente, mais rápido que um Porsche 911 e mais forte que uma Ford F-150. Segundo o site de vendas da própria  Tesla , onde você pode customizar o seu pedido, existem três tipos de motorização: Single Motor RWD; Dual Motor AWD; e Tri Motor AWD, com autonomia de 250 milhas (402km), 300 milhas (482km) e 500 milhas (804km) respectivamente. Lembrando que a Cybertruck é 100% elétrica, não usa combustível fóssil.  Além da motorização, na customização do seu pedido, você pode acrescenta