Pular para o conteúdo principal

A Internet das Coisas vai mudar sua rotina. E logo!

Colunista mostra como a tecnologia está presente em nosso dia a dia conectando equipamentos como TV, geladeiras, carros, cafeteiras

Dia desses estava conversando com alguns colegas sobre tecnologias do futuro e como o mundo em que vivemos está mudando. Dentre as tecnologias, a Internet das Coisas acredito que é uma delas. Mas espera, você sabe o que é Internet das Coisas?

O conceito da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things) é muito simples. A sacada é conectar tudo que é dispositivo eletrônico utilizado no nosso dia-a-dia (como carros, geladeiras, TVs, máquina de lavar roupa, computadores, telefones, etc). 

Assim, imagine você entrando em casa e sua porta abrindo sozinha porque reconheceu você. O ar-condicionado liga-se na temperatura que você gosta. A cafeteira começa a preparar o café, e as cortinas abrem. Parece muito futurista?

Muitas casas já possuem esse tipo de automação, com controles realizados pelo seu próprio celular, onde você pode controlar iluminação, aberturas de portas, janelas, ligar/desligar aparelhos eletrônicos, motor da piscina, irrigação do jardim e por aí vai.
Outras aplicações da IoT está na logística. Pode-se rastrear os dispositivos instalados nos caminhões de entregas e saber, em tempo real, onde estão as cargas e ainda saber as condições do veículo, desde a velocidade até a temperatura do óleo do motor. Para isso, é utilizado a tecnologia M2M (Machine to Machine), que são chips iguais de um celular que transmitem todos esses dados para os computadores.
A área médica é uma grande aposta para a IoT. Empresas como a Siemens estão investindo muito em tecnologias para conectar equipamentos, médicos e processos nos hospitais, para gerenciar desde o acesso até os equipamentos de uma sala de cirurgia.
Assim, já surge um novo conceito, a Internet de todas as coisas, ou IoE (Internet of Everything), que une tudo isso. Não só equipamentos conectados, mas conectando coisas e pessoas.
É caro leitor, prepare-se. Os próximos anos serão de intensa mudança no mundo tecnológico, onde tudo está caminhando para a automatização e a conectividade, buscando tornar o mundo em que vivemos mais confortável, mais ágil e mais prático.
Abraço e sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 tendências da tecnologia para 2020

*Texto publicado originalmente na coluna Tecnologia, do jornal Diário de Santa Maria, dia 25.02.2020 E aí, pessoal?! Estão curtindo o carnaval? Festa e agito, ou sofá e Netflix? Mas relaxa, a gente aproveita o carnaval como achar melhor. E falando em aproveitar, já que estamos prestes a iniciar o ano para valer, quero aproveitar para trazer para você as tendências da área de tecnologia que vão impactar a sua vida, seja pessoal, profissional ou social. Foto: Brasil de Fato São inúmeras as tecnologias que vão crescer esse ano, mas resolvi trazer aqui apenas 3 que considero bem importantes destacar. Essa observação foi dada pelo mestre Mauricio Benvenutti, sócio da  StartSe .  Ele mora no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em uma visita ao Brasil, ele comentou sobre as 3 tendências de tecnologia que estão mexendo com o Vale. A primeira, que está se disseminando muito rápido e que promete uma mega tendência em médio e longo prazo chama-se "Voice first". Nada ma

Novas linhas para os carros do futuro?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre o Tesla Cybertruck Semana passada foi marcada por uma novidade e tanto no mercado automobilístico. A chegada do novo carro da fabricante Tesla, a Cybertruck .  Logo de cara, o que mais chama a atenção no carro é o design. De ousado a horroroso, as pessoas não economizaram críticas e elogios ao novo modelo.  E o que você acha?  Foto: Tesla (divulgação) Mas quando se trata de criar carros, a Tesla não está para brincadeira. Eles criaram um carro ultra resistente, mais rápido que um Porsche 911 e mais forte que uma Ford F-150. Segundo o site de vendas da própria  Tesla , onde você pode customizar o seu pedido, existem três tipos de motorização: Single Motor RWD; Dual Motor AWD; e Tri Motor AWD, com autonomia de 250 milhas (402km), 300 milhas (482km) e 500 milhas (804km) respectivamente. Lembrando que a Cybertruck é 100% elétrica, não usa combustível fóssil.  Além da motorização, na customização do seu pedido, você pode acrescenta

Chegada dos carros autônomos no Brasil. Será?

Colunista fala sobre o futuro automobilístico no país Não se fala em outra coisa senão carros autônomos, pelo menos fora do Brasil. Várias indústrias estão investindo pesado para essa virada tecnológica, que se estima iniciar já em 2020. Empresas do setor automotivo como Mercedes-Benz, Volvo, BMW, Toyota, Suzuki, GM, Ford, Jaguar e do setor tecnológico como Uber, Google, Apple e Tesla (definição que ela mesmo faz) estão determinadas a serem players importantes desse novo mercado de carros autônomos. Fonte: Theconversation.com Ok, mas para quem nunca ouviu falar nisso, o que é um carro autônomo? Carro autônomo é um veículo terrestre que pode transportar pessoas ou carga sem a condução de um motorista. Isto é, é um carro que anda sozinho. E para determinar o grau de autonomia desse tipo de carro, foram criados níveis de automação, segundo o  site AutoExpress : Nível 1:  refere-se a tecnologias como controle de cruzeiro adaptável, assistência na faixa de rodagem e fr