Pular para o conteúdo principal

A Internet das Coisas vai mudar sua rotina. E logo!

Colunista mostra como a tecnologia está presente em nosso dia a dia conectando equipamentos como TV, geladeiras, carros, cafeteiras

Dia desses estava conversando com alguns colegas sobre tecnologias do futuro e como o mundo em que vivemos está mudando. Dentre as tecnologias, a Internet das Coisas acredito que é uma delas. Mas espera, você sabe o que é Internet das Coisas?

O conceito da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things) é muito simples. A sacada é conectar tudo que é dispositivo eletrônico utilizado no nosso dia-a-dia (como carros, geladeiras, TVs, máquina de lavar roupa, computadores, telefones, etc). 

Assim, imagine você entrando em casa e sua porta abrindo sozinha porque reconheceu você. O ar-condicionado liga-se na temperatura que você gosta. A cafeteira começa a preparar o café, e as cortinas abrem. Parece muito futurista?

Muitas casas já possuem esse tipo de automação, com controles realizados pelo seu próprio celular, onde você pode controlar iluminação, aberturas de portas, janelas, ligar/desligar aparelhos eletrônicos, motor da piscina, irrigação do jardim e por aí vai.
Outras aplicações da IoT está na logística. Pode-se rastrear os dispositivos instalados nos caminhões de entregas e saber, em tempo real, onde estão as cargas e ainda saber as condições do veículo, desde a velocidade até a temperatura do óleo do motor. Para isso, é utilizado a tecnologia M2M (Machine to Machine), que são chips iguais de um celular que transmitem todos esses dados para os computadores.
A área médica é uma grande aposta para a IoT. Empresas como a Siemens estão investindo muito em tecnologias para conectar equipamentos, médicos e processos nos hospitais, para gerenciar desde o acesso até os equipamentos de uma sala de cirurgia.
Assim, já surge um novo conceito, a Internet de todas as coisas, ou IoE (Internet of Everything), que une tudo isso. Não só equipamentos conectados, mas conectando coisas e pessoas.
É caro leitor, prepare-se. Os próximos anos serão de intensa mudança no mundo tecnológico, onde tudo está caminhando para a automatização e a conectividade, buscando tornar o mundo em que vivemos mais confortável, mais ágil e mais prático.
Abraço e sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer pagar como?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre a funcionalidade dos celulares para realizar pagamentos E aí, quer pagar como? Sim, uma pergunta desse tipo está cada vez mais comum no dia-a-dia. Antigamente, dinheiro e cheque estavam resolvendo. Aí veio a tal da tecnologia e acelerou tudo.  Sim, acelerou mesmo. Depois com a chegada dos cartões, crédito ou débito, ficou muito mais prático. Só colocar o cartão, digitar a senha e pronto! Não precisava mais carregar dinheiro ou cheque. Mas a tecnologia resolveu ajudar mais um pouco e então resolveram agregar acessórios e outras tecnologias, que inventaram as pulseiras ou até mesmo cartões que realizam o pagamento somente aproximando das maquininhas. Mas se deram conta de uma coisa: por que precisa carregar um cartão de crédito ou débito, se carrego o celular para todo o lugar? Pronto. Criaram os apps que armazenam os dados do seu cartão e servem como carteiras virtuais, onde você começa a pagar apenas aproximando o celular das maqu

3 tendências da tecnologia para 2020

*Texto publicado originalmente na coluna Tecnologia, do jornal Diário de Santa Maria, dia 25.02.2020 E aí, pessoal?! Estão curtindo o carnaval? Festa e agito, ou sofá e Netflix? Mas relaxa, a gente aproveita o carnaval como achar melhor. E falando em aproveitar, já que estamos prestes a iniciar o ano para valer, quero aproveitar para trazer para você as tendências da área de tecnologia que vão impactar a sua vida, seja pessoal, profissional ou social. Foto: Brasil de Fato São inúmeras as tecnologias que vão crescer esse ano, mas resolvi trazer aqui apenas 3 que considero bem importantes destacar. Essa observação foi dada pelo mestre Mauricio Benvenutti, sócio da  StartSe .  Ele mora no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em uma visita ao Brasil, ele comentou sobre as 3 tendências de tecnologia que estão mexendo com o Vale. A primeira, que está se disseminando muito rápido e que promete uma mega tendência em médio e longo prazo chama-se "Voice first". Nada ma

Novas linhas para os carros do futuro?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre o Tesla Cybertruck Semana passada foi marcada por uma novidade e tanto no mercado automobilístico. A chegada do novo carro da fabricante Tesla, a Cybertruck .  Logo de cara, o que mais chama a atenção no carro é o design. De ousado a horroroso, as pessoas não economizaram críticas e elogios ao novo modelo.  E o que você acha?  Foto: Tesla (divulgação) Mas quando se trata de criar carros, a Tesla não está para brincadeira. Eles criaram um carro ultra resistente, mais rápido que um Porsche 911 e mais forte que uma Ford F-150. Segundo o site de vendas da própria  Tesla , onde você pode customizar o seu pedido, existem três tipos de motorização: Single Motor RWD; Dual Motor AWD; e Tri Motor AWD, com autonomia de 250 milhas (402km), 300 milhas (482km) e 500 milhas (804km) respectivamente. Lembrando que a Cybertruck é 100% elétrica, não usa combustível fóssil.  Além da motorização, na customização do seu pedido, você pode acrescenta