Pular para o conteúdo principal

Tecnologia + sustentabilidade, uma mistura que dá certo

Tecnologia + sustentabilidade, uma mistura que dá certo

Colunista traz exemplos de projetos que agregam os dois conceitos e estão fazendo sucesso

Sustentabilidade? Tecnologia? Alguma coisa a ver? 

Tudo, caríssimo leitor. Tudo!
Semana passada, em uma aula do mestrado de Administração, mais precisamente na aula do Prof. Marcelo Trevisan, sobre sustentabilidade nas organizações, a pauta do dia era "Inovação Sustentável".
Claro que, para chegarmos no termo sobre "sustentabilidade", precisávamos definir primeiro o termo "inovação". E, por bem ou mal, toda a inovação acaba passando pela tecnologia. Não estou me referindo à tecnologia somente de computadores, mas tudo o que conseguimos melhorar empregando novas formas de criar e fazer.
DEFININDO INOVAÇÃO...
Assim, tem uma frase que gosto muito sobre a definição de "inovação", dita por Silvio Meira, Cientista chefe do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife): "Inovação é toda a invenção que gera nota fiscal".

Você, caro leitor, pode se perguntar: mas existem inovações que podem ser usadas e não necessariamente vendidas? Claro que sim. O contexto da frase é exatamente afirmar que se a invenção é usada, então pode ser considerada uma inovação, tanto para produto, serviço ou processo. A venda acaba sendo secundária nesse caso.


DEFININDO SUSTENTABILIDADE...
Já sobre o tema "sustentabilidade" começou a ser empregado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em junho de 1972. Por sinal, a primeira conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre esse tema.

O termo "sustentabilidade", basicamente, está intimamente ligado aos cenários como meio ambiente, social e econômico, e consiste na característica de um sistema garantir sua permanência, sua perenidade. Em outras palavras, o sistema todo se sustentar.
 Ok até aqui? Agora, misturem tudo!
A partir disso, foi criado então o termo SOI (Sustainability-Oriented Innovation), que trata da inovação orientada à sustentabilidade, onde toda a inovação criada é orientada a garantir a permanência dela, diminuindo os impactos ambientais, sociais e econômicos.
 E o melhor disso tudo é que a inovação criada dentro desse conceito SOI, estimula o emprego de tecnologia direto. Querem ver um exemplo bem bacana da aplicação de tecnologia para a cultura e sociedade? 


Saca esse vídeo aplicando Inteligência Artificial do IBM Watson na Pinacoteca de São Paulo. É INCRÍVEL, você pode conversar com as obras


Vista da área interna da PinacotecaFoto: Pinacoteca.org / Divulgação

Outra fonte riquíssima de inovação voltada para a sustentabilidade é a arquitetura, que também já opera com o conceito "arquitetura sustentável".
Nesse caso, é a maneira de criar os projetos procurando diminuir os impactos ambientais das edificações, mas otimizando os recursos naturais. Aqui, vemos aplicações de tecnologia direto em novos materiais, na geração de energia limpa, como solar e a eólica, reutilização de água da chuva, e por aí vai.
E para ilustrar tudo isso, confere o vídeo do Cambará Eco Hotel, vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017  
 That's all, folks! A tecnologia sendo o motor de muitas áreas.
Acredito que, quanto mais tecnologias forem criadas orientadas à sustentabilidade, mais rápido começa a fazer sentido o termo "inovação".
Abraço e sucesso.
Publicada originalmente na coluna Tecnologia do jornal Diário de Santa Maria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer pagar como?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre a funcionalidade dos celulares para realizar pagamentos E aí, quer pagar como? Sim, uma pergunta desse tipo está cada vez mais comum no dia-a-dia. Antigamente, dinheiro e cheque estavam resolvendo. Aí veio a tal da tecnologia e acelerou tudo.  Sim, acelerou mesmo. Depois com a chegada dos cartões, crédito ou débito, ficou muito mais prático. Só colocar o cartão, digitar a senha e pronto! Não precisava mais carregar dinheiro ou cheque. Mas a tecnologia resolveu ajudar mais um pouco e então resolveram agregar acessórios e outras tecnologias, que inventaram as pulseiras ou até mesmo cartões que realizam o pagamento somente aproximando das maquininhas. Mas se deram conta de uma coisa: por que precisa carregar um cartão de crédito ou débito, se carrego o celular para todo o lugar? Pronto. Criaram os apps que armazenam os dados do seu cartão e servem como carteiras virtuais, onde você começa a pagar apenas aproximando o celular das maqu

3 tendências da tecnologia para 2020

*Texto publicado originalmente na coluna Tecnologia, do jornal Diário de Santa Maria, dia 25.02.2020 E aí, pessoal?! Estão curtindo o carnaval? Festa e agito, ou sofá e Netflix? Mas relaxa, a gente aproveita o carnaval como achar melhor. E falando em aproveitar, já que estamos prestes a iniciar o ano para valer, quero aproveitar para trazer para você as tendências da área de tecnologia que vão impactar a sua vida, seja pessoal, profissional ou social. Foto: Brasil de Fato São inúmeras as tecnologias que vão crescer esse ano, mas resolvi trazer aqui apenas 3 que considero bem importantes destacar. Essa observação foi dada pelo mestre Mauricio Benvenutti, sócio da  StartSe .  Ele mora no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em uma visita ao Brasil, ele comentou sobre as 3 tendências de tecnologia que estão mexendo com o Vale. A primeira, que está se disseminando muito rápido e que promete uma mega tendência em médio e longo prazo chama-se "Voice first". Nada ma

Novas linhas para os carros do futuro?

Colunista Cristiano Silveira comenta sobre o Tesla Cybertruck Semana passada foi marcada por uma novidade e tanto no mercado automobilístico. A chegada do novo carro da fabricante Tesla, a Cybertruck .  Logo de cara, o que mais chama a atenção no carro é o design. De ousado a horroroso, as pessoas não economizaram críticas e elogios ao novo modelo.  E o que você acha?  Foto: Tesla (divulgação) Mas quando se trata de criar carros, a Tesla não está para brincadeira. Eles criaram um carro ultra resistente, mais rápido que um Porsche 911 e mais forte que uma Ford F-150. Segundo o site de vendas da própria  Tesla , onde você pode customizar o seu pedido, existem três tipos de motorização: Single Motor RWD; Dual Motor AWD; e Tri Motor AWD, com autonomia de 250 milhas (402km), 300 milhas (482km) e 500 milhas (804km) respectivamente. Lembrando que a Cybertruck é 100% elétrica, não usa combustível fóssil.  Além da motorização, na customização do seu pedido, você pode acrescenta